Desde muito jovem, vivi desafios que moldaram minha jornada. Minha mãe lutou contra a depressão durante toda a vida, e acompanhá-la nesse sofrimento me fez sentir impotente muitas vezes. Aos 23 anos, meu mundo desabou. Me envolvi em um relacionamento abusivo que me fez perder minha essência. Vi meu corpo se transformar com quilos extras, enquanto um vazio imenso tomava conta de mim.
Decidi dar um basta. Voltei para a casa dos meus pais em busca de respostas para perguntas que eu nem sabia formular. Em dezembro de 2012, atingi o auge do meu sobrepeso e, ao mesmo tempo, enfrentei a maior dor da minha vida: o falecimento repentino da minha mãe, vítima de um câncer agressivo, aos 56 anos. A dor era insuportável. Eu ainda enxergava tanta vida nela que não conseguia aceitar sua partida tão abrupta.
Foi um ponto de virada. Diante dessa dor avassaladora e do peso excessivo que carregava, fiz uma promessa a mim mesma: eu escolheria viver plenamente, não importava o custo.
Eu havia chegado a 15 quilos acima do peso, desenvolvido diabetes e gordura no fígado. Não suportava me olhar no espelho, apagava todas as fotos. Tinha baixa autoestima e pouca disposição. Experimentei todos os métodos milagrosos para emagrecer, mas me via presa no ciclo destrutivo do efeito sanfona.
Em 2011, conheci meu marido e, em 2015, realizei o sonho de casar na Grécia. Consegui perder o peso que desejava e vesti o vestido branco dos meus sonhos. Mas, após uma viagem de 25 dias pela Europa, recuperei tudo o que levei seis meses para eliminar. A frustração foi imensa e comecei a me questionar se seria possível ser magra e feliz. Eu temia passar a vida inteira nessa luta.
Foi nesse momento que percebi que precisava ir mais fundo. Não bastava perder peso, era preciso entender por que eu engordava. Passei por um processo intenso de autoconhecimento, trabalhando minha ansiedade e os bloqueios que me impediam de emagrecer de forma definitiva. Essa busca me reconectou comigo mesma, fez-me sentir poderosa, autoconfiante e no controle da minha vida.
Em um ano, eliminei os 15 quilos e mudei minha composição corporal. E, o mais importante: sustento esse resultado há nove anos.
Na sua dor está o seu maior propósito. Essa frase define minha jornada, pois foi através dos desafios que encontrei minha missão: ajudar mulheres a se libertarem do peso emocional e descobrirem sua melhor versão.
Em 2020, no auge da pandemia, junto com um grupo de amigas, criei um desafio de emagrecimento online chamado “Saradonas”. Durante um período caótico, onde muitas pessoas ganharam peso, mais de 150 mulheres conseguiram emagrecer e adotar um estilo de vida saudável. No desafio, contamos com uma nutricionista, uma personal trainer e eu, atuando como mentora de emagrecimento.
Me especializei como coach de emagrecimento, PNL, analista comportamental e mentora especialista em desbloqueios emocionais. A partir disso, criei meu método, a Mentoria Levemente, que promove o emagrecimento definitivo ao tratar a verdadeira raiz do sobrepeso: as dores emocionais.
Hoje, já atendi mais de 300 mulheres entre mentorias individuais e em grupo. Estruturei meu negócio com o objetivo de me tornar referência nacional em emagrecimento comportamental, ajudando mulheres a recuperarem a autoestima, fazerem as pazes com o corpo e conquistarem a liberdade para viverem uma vida plena e feliz.
Minha missão é transformar a relação das mulheres com a comida e com o corpo, ensinando que o emagrecimento começa na mente. Através da cura das feridas emocionais, promovo mudanças sustentáveis que refletem em uma vida equilibrada e próspera.
Acredito no trabalho multidisciplinar e em parcerias com nutricionistas, médicos, educadores físicos e profissionais da área da beleza para auxiliar no emagrecimento e no resgate da autoestima feminina.
Para expandir minha atuação, invisto em mentorias de aceleração de negócios e participo de grupos de networking, aumentando minha visibilidade e alcançando mais mulheres que precisam dessa transformação. Acredito que uma rotina que privilegia o autocuidado é essencial não apenas para o bem-estar, mas também para o crescimento profissional.
A minha história é a prova de que, mesmo diante dos maiores desafios, é possível ressignificar a dor e transformar a vida. Hoje, minha caminhada inspira outras mulheres a encontrarem força para mudarem suas próprias histórias. Porque toda mulher merece viver leve, confiante e feliz.
Renata Leite
Mentora de Emagrecimento e Palestrante
@renataleite.coaching
Publicado por: Empreenda Boss
